Ótima pergunta! TEA e TDAH são dois transtornos do neurodesenvolvimento que afetam a forma como a pessoa se comunica, aprende, interage socialmente e se comporta. Embora sejam diferentes entre si, muitas vezes podem se parecer ou até ocorrer juntos. Vamos por partes:


🧩 TEA – Transtorno do Espectro Autista

O que é?

É um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação, na interação social e por comportamentos repetitivos ou interesses restritos. O termo “espectro” é usado porque ele varia muito de pessoa para pessoa — algumas têm mais suporte, outras precisam de menos.

Principais características:

  • Dificuldade em manter ou iniciar interações sociais
  • Pouco contato visual ou expressão facial
  • Atraso ou ausência de linguagem verbal
  • Repetição de movimentos (como balançar as mãos ou o corpo)
  • Interesses muito restritos e intensos
  • Dificuldade com mudanças na rotina

Diagnóstico:

  • Pode ser feito a partir dos 18 meses de idade, mas é mais comum entre os 2 e 4 anos
  • Envolve observação do comportamento e avaliação por uma equipe multidisciplinar

Intervenções:

  • ABA (Análise do Comportamento Aplicada)
  • Fonoaudiologia
  • Terapia Ocupacional
  • Psicoterapia
  • Apoio pedagógico

TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

O que é?

É um transtorno do desenvolvimento neurológico caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, que interfere no desempenho escolar, social e emocional.

Principais características:

1. Desatenção

  • Dificuldade em manter o foco
  • Esquece tarefas, perde objetos com frequência
  • Parece não ouvir quando falam com ele(a)

2. Hiperatividade

  • Agitação constante (não para quieto)
  • Fala demais, interrompe os outros
  • Tem dificuldade de ficar sentado ou esperar a vez

3. Impulsividade

  • Age sem pensar
  • Interrompe conversas ou atividades
  • Tem dificuldade em controlar emoções

Diagnóstico:

  • Normalmente identificado entre 6 e 12 anos
  • Precisa causar impacto significativo na vida escolar e social
  • Feito por neurologista, psiquiatra infantil ou psicólogo

Intervenções:

  • Psicoterapia (principalmente terapia comportamental)
  • Apoio escolar
  • Medicamentos (como o metilfenidato, quando necessário)
  • Estratégias de rotina e organização em casa